DE VOLTA AOS ANOS 80

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

TELEJOGO


Telejogo foi um aparelho de videogame que fez sucesso no final da década de 70 e começo da década de 80. Era um aparelho simples, consistia basicamente de traços que subiam ou desciam para rebater um quadrado (bola), o controle era feito através de um dial (como o sintonizador de rádio). No Brasil ele foi comercializado em 1977 pela Philco/Ford.
A primeira geração do console, os jogos eram em preto e branco e a segunda geração chamada Telejogo II os jogos eram a cores.


O console telejogo era a cópia do console Pong, fabricado nos EUA.
Futebol, Tenis e Paredão, eram os jogos disponíveis. O acabamento eram um detalhe a parte, com estrutura de madeira envernizada como os televisores da época.

TELEJOGO II

 Depois do sucesso do telejogo, a Philco/Ford não perdeu tempo, e em 1978 lançou o Telejogo II.


Além dos 10 jogos desta versão (Hockey, Tenis, Paredão I, Paredão II, Basquete I, Basquete II, Futebol, Barreira, Tiro ao Alvo I, Tiro ao Alvo II), outro detalhe era os Joysticks, que eram controles ligados ao console, diferente da primeira versão, que o controle era no aparelho.
O acabamento era também em madeira (porém mais clara), dando um toque de luxo no aparelho. Outro ponto interessante é que apesar do console ser uma cópia do Pong (americano), o design era bem diferente do seu có-irmão, mostrando que o mercado de eletronicos no Brasil, tinham capacidade de concorrer o o mercado de produtos importados.

DADOS TÉCNICOS

Fabricante: Philco/Ford
Geração: 1ª geração
Lançamento 1977
CPU: GIMINI AY-3-8500 (MM57100N)
Controladores: Dial (semelhante a um seletor de rádio) ou Potenciometro de Fio
Sucessor: Telejogo II

Um comentário:

  1. Nossa eu tive um desses.....adorava, e na ultima mudança de casa que fizemos o aparelho ficou no forro da casa...escondi lá para meus irmãos não jogarem e qdo nos mudamos esqueci de pegar.....hoje, 20 anos depois, voltei a cidade onde morava e procurei a casa...e não é que ela ainda estava lá!!! pena que os proprietários não se encontravam....mas vou tentar novamente...se eles não reformaram o lehado, ainda está lá.....boa sorte para mim...rssss

    ResponderExcluir