DE VOLTA AOS ANOS 80

sábado, 2 de outubro de 2010

ESQUADRÃO CLASSE A (1983)


Grande sucesso de audiência nos Estados Unidos nos anos 80, a série Esquadrão Classe A mostrava com muito humor e ação as aventuras de um grupo de mercenários, veteranos da Guerra do Vietnã. Eles eram acusados de um roubo a banco em 1972 que não cometeram e após serem presos conseguem escapar da prisão de segurança máxima vivendo como fugitivos, operando como mercenários, soldados da fortuna, de maneira secreta com base de operações em Los Angeles, sempre no conforto de seu Furgão preto turbinado.
Cada semana o esquadrão ajudava pessoas necessitadas utilizando as habilidades especiais de cada um dos integrantes. O estrategista John "Hannibal" Smith  (George Peppard) era o comandante do Esquadrão Classe A, que  adorava charutos e era encarregado dos contratos (sempre disfarçado); já o Tenente Templeton, mais conhecido como "Cara-de-Pau" (Dirk Benedict), que conseguia tudo com a sua boa aparência e disfarces, era o responsável pelos suprimentos ou equipamentos do grupo. Cara-de-Pau era considerado o artista do grupo e também aquele que se dava melhor com as mulheres; o Sargento Bosco Barracus, conhecido como B.A. (Mr. T), tinha uma habilidade em mecânica e era muito forte, mas tinha um ponto fraco: seu medo de alturas; e o Capitão H.M. Murdock (Dwight Schultz) que sempre pilotava os aviões como um maluco. Lunático inveterado, ele a cada missão tinha de ser resgatado de um sanatório pelo grupo.

A SÉRIE


Produzido pela Universal Television e a Stephen J.Cannel Productions, Esquadrão Classe A era um programa de ação e aventura apresentado inicialmente nos Estados Unidos pela rede televisão NBC. A série estreou no dia 23 de janeiro de 1983,  depois de ter sido concebida por Stephen J.Cannell, também conhecido pela criação de Arquivo Confidencial e Baretta, entre outros e Frank Lupo, criador de Hunter.
A série começou com o piloto de duas horas chamado "Mexican Slayride". Já o nome original da série "A-Team", na verdade é a abreviatura de "Alpha-Team" (Equipe Alpha).
Durante as duas primeiras temporadas o programa esteve na quarta e sexta posição entre os mais assistidos dos Estados Unidos.


Na última temporada os roteiristas descaracterizaram o programa. Murdoch ficou curado de sua loucura passando agir como uma pessoa bem normal, acabando com boa parte das seqüências hilárias da série. O grupo passou a prestar serviços não mais por conta própria, mas para um sujeito misterioso chamado Sgtockwell, isso descaracterizou o quarteto que jamais aceitaria trabalhar para ninguém. O quarteto acabou virando quinteto com a entrada de Eddie Valez, pois Cannel acreditava que o grupo precisava de um símbolo sexual. Já com a baixa audiência a série foi cancelada tendo seu último episódio evado ao ar no dia 8 de março de 1987.
Com o final do seriado e os fãs ainda dando boa audiência às reprises de Esquadrão Classe A em todo o mundo, os produtores chegaram a pensar em um filme para a televisão onde o grupo de mercenários seria perdoado pelo governo após terem a inocência descoberta, mas com a morte de George Peppard, o eterno Hannibal, no dia 8 de maio de 1994, a ideia acabou sendo engavetada.
Em agosto de 2006, um canal britânico transmitiu um programa chamado Bring Back the A-Team, onde reuniram-se quase todos os atores da série, exceto Melinda Culea (Amy) e George Peppar (Hannibal), pois ele falecera em 1994 de um câncer no pulmão, mas ele apareceu em imagens de arquivo, entrevistas, etc..

NO BRASIL

No Brasil o seriado fez um enorme sucesso chegando a concorrer ao Troféu Imprensa de 1983 (que perdeu para a série Supermáquina) e a ganhar o Troféu Imprensa de 1984 na Categoria Filme Seriado.  
A série Esquadrão Classe A estreou por aqui por volta de 1984, na antiga TVS (hoje SBT), sendo levada ao ar as terças-feiras à noite, na faixa de enlatados da emissora na época. Ficou na emissora de Sílvio Santos até 1986.
Também faz muito sucesso no Brasil o furgão negro e cinza da General Motors que era dirigido pelo sargento B.A.. O veículo foi lançado como brinquedo pele Glasslite em 1985, junto com uma super  pick-up e o grupo de heróis.

O ELENCO

No início a Network e Stephen J. Cannel fizeram algumas exigências. Cannel queria George Peppard para o papel de John Hannibal Smith, mas a Network não concordava com a escolha do ator pela reputação que ele tinha com bebidas e confusões.
Dirk Bennedict foi a primeira escolha de Cannel para interpretar o Cara-de-Pau e a Network também não concordava com a opção. No episódio piloto o tenente acabou sendo interpretado por Tim Dunigan, escolha da Network, mas nos episódios seguintes Stephen J. Cannel fez valer sua vontade e o ator foi substituído por Benedict, sob alegação de que  Tim Dunigan era muito alto e parecia jovem demais para o papel.
As personagens coadjuvantes eram constantemente trocadas. Melinda Culea que fez a repórter Amy Amanda no episódio piloto, foi colocada  no grupo na segunda temporada para dar um pouco mais de feminilidade à trama, mas acabou saindo. Com a sua saída surge a personagem Tawnia Baker, interpretada por Marla Heasly na segunda e terceira temporada da série. Comenta-se que Cannel não sabia criar personagens femininos e eles acabavam soando artificiais.
A quinta temporada trouxe Robert Vaugh, mas ele chegou numa hora em que e a série despencava para o fracasso.
Vários atores conhecidos fizeram participações na série como: Tia Carrere, Dennis Franz, Mitch Pileggi, inclusive os cantores Boy George e Issac Hayes, entre outros. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário