DE VOLTA AOS ANOS 80

segunda-feira, 30 de abril de 2012

ESPECIAL PIRLIMPIMPIM (1982), QUEM SE LEMBRA???


Pirlimpimpim foi um especial exibido pela Rede Globo em 1982 para comemoração aos 100 anos de Monteiro Lobato e para promover o LP "Pirlimpimpim", lançado pela Som Livre com os temas dos personagens da série Sítio do Pica-Pau Amarelo, que foram interpretados pelos cantores abaixo listados. Antes disso, foi também o nome de um programa veiculado na TVE do Rio de Janeiro, apresentado, entre outros, por Daniel Azulay.
Esse especial foi dirigido por Paulo Netto e Augusto Cesar Vanucci. Recentemente, esse mesmo LP foi relançado em CD no ano de 2006 através da recuperação e remasterização dos Masters originais dos arquivos da gravadora Som Livre pela reedição por Charles Gavin (baterista do Titãs) através do projeto "Masters Trilhas".

Com a apresentação de Aretha, o infantil mostrava a fantasia do universo de Monteiro Lobato e foi todo pensado a partir do imaginário sugerido pela palavra Pirlimpimpim, o incrível pó que leva as crianças a inesquecíveis aventuras. Os números musicais eram o destaque Pirlimpimpim, que contou com a participação do elenco do Sítio do picapau amarelo (1977). Nomes como Jorge Ben Jor, Moraes Moreira, Baby Consuelo, Lucinha Lins, Zé Ramalho, Dona Ivone Lara, Fábio Jr., Ângela Rô Rô, Bebel Gilberto, Ricardo Graça Mello e Jane Duboc deram vida a diversas criações do escritor. Por exemplo: em determinado momento do programa, Aretha é levada por besouros para um passeio no Sítio do Picapau Amarelo.

Lá, a menina encontra o Visconde de Sabugosa, interpretado por Moraes Moreira, que apresenta a canção Pirlimpimpim, de Moraes Moreira e Fausto Nilo, tema do programa. 
- Em seguida, o próprio Visconde leva Aretha para conhecer outra moradora do Sítio, a boneca Emília, interpretada pela cantora pela Baby Consuelo. Dormindo na caixa de costura, Emília acorda mal-humorada, mas logo se anima com a presença da menina e, entre muitas brincadeiras, canta Boneca gente, música de Pepeu Gomes e Baby Consuelo. Enquanto isso, absorvida pela leitura de histórias de aventura, Narizinho, interpretada por Bebel Gilberto, nem percebe toda a movimentação no Sítio, e parte para uma fabulosa viagem de balão. 


O desejo de Aretha é conhecer Pedrinho (Ricardo Graça Mello), seu herói. Para isso, ela precisa fazer uma viagem no tempo, e consegue. Depois de enfrentar e vencer arriscados desafios e perigosos inimigos, Pedrinho parte para salvar o Visconde, que havia caído no mundo da Lua. Ao som de Lindo balão azul, de Guilherme Arantes, interpretada por Pedrinho, Narizinho, Emília e Visconde, eles vão descobrindo as maravilhas do universo, pegam carona na calda de um cometa e passeiam pela Via Láctea. Os versos da música de Guilherme Arantes fizeram sucesso entre as crianças: “Pegar carona nessa cauda de cometa / Ver a Via Láctea / Estrada tão bonita / Brincar de esconde-esconde numa nebulosa / Voltar pra casa / Nosso lindo balão azul”. 


mas nem tudo era alegria no caminho de Aretha. Em determinado momento do programa, ela é presa pela assustadora Cuca (Catarina Abdala), que organiza uma festa para celebrar a prisão da doce menina. É quando entra em cena a Cantora das Bruxas, interpretada por Ângela Rô Rô, para cantar As bruxas, composição de Geraldo Casé; Waltel Branco e Sylvan Paezzo. Com a ajuda do esperto Saci, vivido por Jorge Benjor, Pedrinho consegue salvar sua amiga. Como num passe de mágica, o sonho acaba e Aretha se vê sozinha no Sítio do Picapau Amarelo. Ela tenta reencontrar seus amigos no mundo da fantasia, mas, sem sucesso, volta para casa ao som de Real ilusão, de Daltony Nóbrega. 

CURIOSIDADES

As gravações do especial foram realizadas no Teatro Fênix, no Rio de Janeiro, durante quatro dias.
O programa contou com a participação do balé da Rede Globo.
Pirlimpimpim foi reapresentado em 18/12/1982.
O especial teve uma sequência em 1984, nomeada como Pirlimpimpim 2, mas que não obteve o mesmo sucesso do primeiro especial.


ELENCO
Aretha Marcos
Ângela Rô Rô ... Cuca
Baby Consuelo ... Emília
Bebel Gilberto ... Narizinho
Dona Ivone Lara ... Tia Nastácia
Fábio Júnior ... Príncipe
Jorge Ben ... Saci
Lucinha Lins ... Rapunzel
Moraes Moreira ... Visconde de Sabugosa
Ricardo Graça Mello ... Pedrinho
Zé Ramalho ... Profeta
Zilka Salaberry ... Dona Benta
Nelson Camargo ... Monteiro Lobato

3 comentários:

  1. Nossa, eu amava... ainda mais a aventura "No Labirinto do Minotauro". Saudade!
    Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso! Tinha 2 anos na época. Encontrei o especial a venda na web paguei 30 reais.
    Vale a pena ver e rever várias vezes.
    Obrigado!

    ResponderExcluir