DE VOLTA AOS ANOS 80

quinta-feira, 19 de abril de 2012

PET SHOP BOYS

O Pet Shop Boys é uma dupla pop britânica formada no início dos anos 80 e foi um dos responsáveis pelo crescimento do cenário da música pop eletrônica. Formada por Neil Francis Tennant e Christopher Sean Lowe, a dupla é considerada uma das melhores do mundo pop.
Neil Francis Tennant nasceu no dia 10 de julho, em 1954 na cidade de North Shields, Inglaterra.
Sua mãe sempre sonhou ver o filho como jornalista da BBC. O máximo que Tennant conseguiu foi ser repórter na Smash Hits...
Christopher Sean Lowe nasceu em 4 de outubro de 1959, na cidade de Blackpool. Tocou trombone no colégio e foi trabalhar como arquiteto...
O que poderia haver em comum entre um repórter e um arquiteto? O gosto musical...
Neil e Chris se conheceram numa loja de eletrônicos por volta de 1981. Os dois formaram um duo: Tennant nos vocais e Lowe nos teclados passando a se apresentar em pubs. Nessa época eles se apresentavam como "West End". Antes de lançar o primeiro single West End Girls (em 85) eles já haviam mudado o nome para Pet Shop Boys.
Em 84, Tennant viaja para a Flórida para fazer uma reportagem para a Smash Hits e conhece Bobby O., produtor musical que acabou produzindo West End Girls. Bobby foi um dos responsáveis pela contratação do Pet Shop Boys e pelo sucesso que o single teria. A mudança do nome "West End" foi uma imposição de Bobby. A escolha de "Pet Shop Boys" pode ter origem nos amigos de Chris Lowe, que trabalhavam num pet shop...


Álbum Please (1985)
Logo no ano seguinte, em 1885, o primeiro single da dupla chamado "West End Girls" sai, fazendo com que estes consigam um contrato com a EMI, graças ao seu sucesso imediato, e lancem o álbum "Please". Já o segundo de nome "Actually" se destaca pela música "What Have I Done To Deserve This?.


Álbum Actually (1987)
O lançamento de "Actually" em 87 mostra que o talento do duo não estava apenas em uma música. Ao contrário de inúmeras bandas que fazem sucesso com apenas uma música, os Pet Shop Boys mostram o que são capazes de fazer. O álbum inclui uma participação de Dusty Springfield em What have I done to deserve this?. Essa parceria foi tão boa que a cantora acabou tendo um álbum produzido por eles. Liza Minelli também teve um álbum produzido pelos Pet Shop Boys e ela regravou Rent , lançada em "Actually".


Álbum Introspective (1988)
Dois álbuns de sucesso, singles nas paradas...como seria o álbum seguinte? "Introspective" foi lançado em 88 e tinha apenas 6 músicas. Esse é o álbum mais difícil de ser comentado. A música mais curta tem quase 7 minutos e a capa é cheia de listras coloridas, isso sem falar no encarte onde Tennant e Lowe aparecem com um cachorro no colo. Para alguns esse é o melhor álbum lançado pelo duo. Para outros, esse álbum é sem dúvida o melhor de toda a década de 80.

Álbum Behaviour (1990)
O início dos anos 90 é marcado por Enjoy the Silence, single do recém-lançado "Violator" do Depeche Mode e os Pet Shop Boys lançam um álbum diferente dos anteriores. Com uma certa dose de melancolia, "Behaviour" é poético. Com músicas lentas de nomes longos, "Behaviour" disputa o primeiro lugar na preferencia dos fãs.

Álbum Very (1993)
Quase três anos separam "Behaviour" de "Very", lançado no fim de 93. Mas a distância entre eles é muito maior. Músicas dançantes, roupas extravagantes e clipes recheados de efeitos especiais caracterizam o álbum que parece ter sido lançado por um outro Pet Shop Boys. Essa mudança traz muitas críticas. "Esse é apenas um álbum de músicas são comerciais...",
essa é a principal crítica recebida por "Very".

Álbum Bilingual (1996)
Em 1996 foi lançado o álbum Bilingual, ainda parecido com "Very", "Bilingual" é um álbum que utiliza recursos desconhecidos nos álbuns anteriores. Se a vida É fez muito sucesso no Brasil e tem uma "batucada" típica do carnaval baiano e inclui trechos cantados em português. Discoteca e Singletem trechos em espanhol. It always comes as a surprise utiliza até berinbau e A red letter daytraz a participação de um coral russo, já conhecido na regravação de Go west (do Village People).

Álbum Essential (1998)
Depois de "Bilingual", nenhuma música inédita foi lançada. Em 98 é lançado o "Essential", edição limitada que comemora o aniversário da gravadora EMI e traz lados B. O remake de Psicose no final de 98 trouxe a participação do Pet Shop Boys com a faixa Screaming. O single não teve muita divulgação. Foi lançado apenas na trilha sonora do filme e não teve clipe.
Álbum Nighlife (1999)
Finalmente sai "Nightlife" em 99. Sem batuques ou trechos cantados em líguas diferentes, o álbum tem a participação do Village People no single New York City Boy. Em I dont know what you want but I can't give it anymore, ou apenas IDK, Tennant e Chris aparecem de óculos escuros e cabelos arrepiados. Essa lembrança da extravagância visual de "Very" talvez seja a única coisa que lembra as músicas anos 90 dos Pet Shop Boys.

Álbum Release (2003)
O grupo teve coragem o suficiente para não se render à nenhuma tendência forte da época e lançou o "Close to Heaven". Já em 2003, Pet Shop Boys apresenta o "Release". Seu último trabalho foi com o CD gravado "Fundamental", em 2006, e o álbum ao vivo "Concrete".

Álbum Yes (2009)
Em Março de 2009 lançam seu mais novo álbum, chamado Yes, aclamado por público e crítica é considerado o sucessor de Very, álbum de 1993 e de maior sucesso da dupla até hoje. De Yes saíram os sucessos Love etc e Did you see me coming? (Ambas 1º lugar na billboard).

Álbuns de estúdio
Please (1986)
Actually (1987)
Introspective (1988)
Behaviour (1990)
Very (1993)
Bilingual (1996)
Nightlife (1999)
Release (2002)
Fundamental (2006)
Yes(2009)
Compilações
The Complete Singles Collection (1991)
Alternative (1995)
PopArt: Pet Shop Boys - The Hits (2003)
Back to Mine: Pet Shop Boys (2005)
Ultimate (2010)
Format (2012)
Ao vivo
Concrete (2006)
Pandemonium (2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário