DE VOLTA AOS ANOS 80

segunda-feira, 23 de abril de 2012

HE-MAN


He-Man e os Defensores do Universo (He-Man and the Masters of the Universe) em inglês,  é uma série de desenhos animados baseados na linha de brinquedos Masters of the Universe, lançados pela indústria de brinquedos Mattel, tema de vários produtos e mídias relacionadas. A mais conhecida delas é a série de animação produzida pelo Filmation Studios entre 1983 e 1985, com 130 episódios. Na série, o personagem principal, He-Man, e seus amigos defendem o planeta Eternia e o Castelo de Grayskull das forças malignas comandadas pelo vilão Esqueleto.

He-Man e Gato Guerreiro
DA SÉRIE PARA AS TELAS

No início dos anos 80, a Mattel estava trabalhando em bonecos do filme Conan, o Bárbaro. Como o filme foi considerado muito violento para o público infantil pelos executivos da empresa, foi desenvolvida a série de bonecos "Masters of the Universe". Ao mesmo tempo, para alavancar a venda dos bonecos, foi encomendada à Filmation Studios uma série de desenho animado baseada nos conceitos desenvolvidos pela Mattel.
Assim, em 1983 foi lançada a série He-Man and the Masters of the Universe. A série utilizava a técnica de rotoscópio, assim como outros desenhos da Filmation (como Tarzan), em que os movimentos dos personagens eram desenhados sobre filmagens de atores. Quem assistiu às séries da Filmation podia ver semelhanças entre os movimentos dos personagens das séries.
She-ra
A série teve duas temporadas de 65 episódios cada, de 1983 a 1985. Em 1985 a Filmation passou a trabalhar outra série para o público infantil feminino, She-Ra, a princesa do poder, que teve 93 episódios em duas temporadas. He-Man teve participação especial em diversos episódios da série She-Ra.

HISTÓRIA SEGUNDO A SÉRIE


Como a série da Filmation foi lançada, as origens de He-man foram mudadas como segue. He-Man vive no planeta Eternia, um mundo aparentemente medieval, mas repleto de tecnologias avançadas. Etérnia também é repleto de seres mágicos. Enquanto o planeta é comandado pelo justo rei Randor, o vilão Esqueleto tenta dominar o castelo de Grayskull, e assim ter o controle de todo o universo, que é protegido por He-Man, nada menos que Adam, o príncipe filho de Randor.

Feiticeira
A guardiã do castelo Grayskull é a Feiticeira, que se transforma em águia, chamada Zoar, quando necessário. Aparentemente é ela quem concedeu os poderes de He-Man ao príncipe Adam, entretanto, em um episódio, são mostradas as duas espadas do poder, ou seja, Adam e sua irmã são escolhidos pelas espadas. Ela também é a mãe de Teela, adotada por Mentor. Há um episódio em que Mentor revela que He-man e Teela são irmãos! O que deixa a trama da série estranha, pois Teela teria que ser fruto de um caso de Randor com a Feiticeira.
He-man e Gorpo

Ao levantar a Espada do Poder e proferir: "Pelos poderes de Grayskull... Eu tenho a força!", o príncipe Adam torna-se He-Man, um poderoso bárbaro musculoso de pele bronzeada e com pouca roupa. Usando a mesma transformação, também transforma Pacato, seu tigre (de pelagem verde com listras laranjas) acovardado, no Gato Guerreiro, poderoso tigre de batalha com armadura.
Só que ninguém sabe que Adam é He-Man, e para manter tudo em segredo, Adam se faz de preguiçoso e covarde, o que causa raiva em Teela, capitã da guarda real, e desgosto em Randor.
Na verdade três pessoas conhecem o segredo de Adam: Gorpo, Mentor e Feiticeira (quarta exceção, obviamente, Pacato, pois apesar de tigre, tem raciocínio e pode falar). Posteriormente ficam sabendo do mesmo segredo Adora, sua irmã, espirito(ventania), o cavalo de Adora e Esperança da Luz, personagens do desenho She-Ra.

Esqueleto
O vilão Esqueleto, uma estranha combinação de cara de caveira com um corpo físico, tem sua base na Montanha da Serpente, que é uma montanha com uma cachoeira e uma enorme serpente esculpida em toda sua volta.
Por duas vezes, He-Man e Esqueleto tiveram que unir forças para enfrentar uma ameaça comum:
1) o terrível inimigo Semente do Mal (Evil-Seed);
2) o demônio extradimensional Sh'gora, ironicamente evocado pelo próprio Esqueleto. Ambos estes vilões ameaçavam destruir todos em Etérnia.

Mentor e He-man




SUPER PODERES

He-man tem vasta força sobre-humana, cujos limites variam de episódio para episódio. Ele também possui reflexos sobre-humanos, capaz de aparar raios com sua espada. Ele não é invulnerável, mas muito resistente, suportando condições nas quais muitos humanos cairiam. Como habilidades, é capaz de feitos acrobáticos, e é invencível na luta de espada e desarmada. Ele também é um excelente piloto nos estranhos veículos de Eternia. Como arma principal, ele detém a Espada do Poder (a qual nunca usa para matar). Ele usa uma couraça em forma de "X", feita de Korodite, metal Eterniano que aumenta sua fabulosa força.
A força de He-Man é impossível de ser medida, mas sabe-se que é gigantesca. Foi demonstrada em várias ocasiões, como em uma aparição na DC Comics onde He-Man consegue trocar socos com Superman. Na série animada, He-Man realiza feitos espetaculares como: destruir um diamante somente com as mãos; segurar uma avalanche sobre o corpo; se libertar sozinho de um sarcófago de Potânio, o "metal mais forte do Universo" do seriado; destrói uma parede de 12 metros de espessura com um simples soco; entre outros.
Aquático
OS VILÕES
Esqueleto
Maligna
Mandíbula
Homem-Fera
Aquático
Kobra Khan
Triclope
Webstor
Spike
Modulok
Multi-Garras
Lagartauro
Mal em Dobro
Semente do Mal


HERÓIS
Príncipe Adam / He-Man
Pacato / Gato Guerreiro 
Teela
Mentor
Feiticeira
Gorpo
Rainha Marlena e Rei Randor
Aríete
Stratos
Multi-Faces
Mekaneck
Abelhão
Fisto
Granamyr
Zodac

Nenhum comentário:

Postar um comentário