DE VOLTA AOS ANOS 80

sábado, 11 de dezembro de 2010

GIORGIO MORODER


Compositor e produtor musical italiano, Giovanni Giorgio Moroder nasceu em 26 de abril de 1940, em Ortisei. No início da década de 70 ele se dedicou a música lançando seus hits para a era disco, ritmo cultuado por toda a década. Seu primeiro hit foi “Looky, Looky” ainda no ano de 1969, bem ao estilo rock dos anos 60, e seu primeiro álbum em 1972 – Son of my Father. A faixa de mesmo título do álbum já apresenta indícios do que viria a ser o som futurista de Giorgio Moroder.

Giorgio Moroder e Donna Summer
Juntamente com o compositor Pette Bellote em 1975, Giorgio Moroder ganha grande reconhecimento no cenário musical produzindo a erótica “I Love to Love You Babe” que foi o primeiro grande hit da rainha da discotheque – Donna Summer. Ele ainda produziria o trio feminino The Three Degrees. Em 1977 Giorgio dá um show de tecnologia produzindo o mega-hit “I Feel Love” também com interpretação de Donna Summer, considerado um dos hits mais dançantes da era disco. Um viagem tecnológica com efeitos de sintetizadores jamais vistos. Donna Summer teria na década de 70 seus principais hits produzidos pela dupla Giorgio Moroder e Pette Bellote. Também no mesmo ano Giorgio lança o seu álbum de maior repercussão onde inclui o sucesso “From Here to Eternity”. O uso de sua voz robotizada com efeitos de samplers se faz presente neste trabalho.
A estréia no cinema vem no ano de 1978 com o filme ‘Midnight Express’ (O Expresso da Meia Noite) de Alan Parker e que já lhe rende o Oscar e Globo de Ouro como melhor trilha sonora daquele ano. A incrível faixa instrumental ‘The Chase’ pode ser encontrada na trilha sonora.

Em 1980 trabalhou na trilha sonora do filme “American Gigolo” com a faixa “Call Me” do grupo Blondie. Em 1982 foi a vez do filme “Cat People” com a faixa “Putting on the Fire” do superstar David Bowie. Ambos os filmes tiveram indicação para o Oscar e Globo de Ouro.
Em 1983 com o musical Flash Dance, Giorgio Moroder fatura dois Globos de Ouro e o Oscar para melhor canção “What a Feeling”, um mega-sucesso interpretado por Irene Cara.
Giorgio teve participações nas trilhas sonoras de grandes filmes como, Superman III, Rambo III, Beverly Hills Cop II, Thanks, God. It´s Friday.
Em 1984 Giorgio faz uma releitura do clássico do filme mudo ‘Metropolis’, de Fritz Lang (1926). A nova versão se passa no ano de 2.026 e conta com a trilha sonora de Pat Benatar (Here´s My Heart), Freddie Mercury (Love Kills), Loverboy (Destruction), Adam & The Ants (What´s Going on), Bonnie Tyler (Here She Comes), Billy Squier (On Your Own).
Em sua produções, Giorgio Moroder fez curta metragens como: “A Special Tree” com 12 minutos de duração e que ganhou o prêmio “Best Experimental – International” e “Audience Favorite – Experimental” no Palm Spring International Short Film Festival.

No mesmo ano foi indicado para o Globo de Ouro pela sua colaboração para o filme “Scarface” de Brian de Palma. Também produziu a trilha sonora do filme Neverending Story” (A História sem Fim) em parceria com Klaus Dondinger onde se destaca a faixa com o mesmo título do filme e interpretada por Limahl (ex-vocalista do Kajagoogoo). O documentário “The World in Which we Live” tem 30 minutos de duração e mostra fatos do mundo, todos relacionados a esportes, guerra, religião, política, arte, entretenimento. Este filme foi criado para alemã Television Channel 2 e recebeu o prêmio Bambi alemão.
Giorgio ainda produziria mais dois vídeos – Metamorphosis e Vorticoso.

Com parceria do líder do Human League – Philip Oakey – Giorgio produz o hit “Together in Electric Dreams” que está na trilha Sonora do filme “Electric Dreams” de 1985. Neste álbum solo de Philip Oakey se destaca também a faixa ‘Goodbye Bad Times’.
Em 1986 vem outra consagração com um Oscar e um Globo de Ouro como melhor canção para o filme Top Gun (Ases Indomáveis). A música é “Take my Breath Away” interpretada pela banda alemã Berlin. Do mesmo filme ainda temos “Danger Zone” com Kenny Loggins e “Hot Summer Nights” do grupo Miami Sound Machine.
A criatividade de Giorgio se estenderia também aos acontecimentos esportivos onde escreveu a música “Reach Out” para os Jogos Olímpicos de Los Angeles em 1984 e “Hand In Hand’ para as Olimpíadas de Seoul em 1988.
Um projeto especial e incomum para Giorgio foi o seu trabalho na concepção e produção do exótico super carro italiano, o Cizeta-Moroder. Este requintado, 16-cilindros, carro esporte italiano, estabeleceu novos recordes para a tecnologia de alta performance.

Giorgio Moroder (2008)
Em 1998 Giorgio recebeu o seu terceiro prêmio grammy pela canção ‘Carry On’ mais uma vez interpretada pela diva – Donna Summer.
Entre os vários nomes já citados acima, o mega produtor Giorgio Moroder também produziu artistas como: Elton John, Barbra Streisand, Janet Jackson, Jon Anderson, Van Halen, Sigue Sigue Sputnik, Ásia, Chaka Khan, Jeramine Jackson, Cher, Olívia Newton John, entre outros.
Em junho de 2.005 Girogio Moroder foi homenageado pelo Presidente da Itália – Carlo Azeglio Ciampi com o título de ‘Commendatore’.
Abaixo um check-list dos prêmios e indicações em que Giorgio Moroder conquistou durante sua carreira:



Academy Awards:

Melhor canção original
– Take my Breath Away do filme Top Gun
Melhor canção original – What a Felling do filme Flash Dance
Melhor pontuação original – Filme Midnight Express


Grammy Awards:

Melhor pontuação original
– Filme Flash Dance
Melhor canção instrumental – Love´s Theme from Flash Dance
Melhor gravação Dance – Carry On – Giorgio Moroder e Donna Summer


Globo de Ouro:


Melhor canção original – Take my Breath Away do filme Top Gun
Melhor canção original – What a Felling do filme Flash Dance
Melhor pontuação original – Filme Midnight Express
Melhor pontuação original – Filme Flash Dance
Candidata a melhor canção original – Call Me do filme American Gigolo
Candidata a melhor pontuação original – Filme American Gigolo
Candidata a melhor pontuação original – Filme Scarface
Candidata a melhor pontuação original – Filme Cat People

Um comentário:

  1. 1 vez li 1 materia de 1 revista muito famosa, que tiha sido o frank knuckles que tinha lançado a donna summer que cara de pau dessa revista..

    ResponderExcluir