DE VOLTA AOS ANOS 80

sábado, 4 de dezembro de 2010

CUBO MAGICO

Cubo mágico é um quebra-cabeça inventado em Budapeste, no ano de 1974 pelo húngaro Ernő Rubik, e foi idealizado a partir de exemplos de outros jogos, como o Tangran. Sua explosão de popularidade o tornou um dos ícones dos anos 80, quando o cubo passou a ser um brinquedo internacional. Mesmo saindo da Hungria aos milhões por ano, a demanda não era contida, surpreendendo os industriais. Foram criados centros de produção na China, em Hong Kong, no Brasil, entre outros. O desejo de ver as seis faces do cubo organizadas atingia todas as idades e profissões. Nenhum outro quebra-cabeça teve tantos adeptos, o que o tornou um brinquedo genial.
Em 1985 os direitos autorais sobre o cubo foram comprados por Seven Towns, que re-introduziu-o no mercado, obtendo muito sucesso. Atualmente Erno Rubik e Seven Towns trabalham próximos. Rubik está engajado a descobrir novos quebra-cabeças e continua sendo o principal beneficiado com sua invenção.
Existem várias versões, a mais conhecida é a versão 3x3x3 composta por 54 faces e 6 cores diferentes. Outras versões menos conhecidas são a 2x2x2, 4x4x4 e a 5x5x5.
Devido à grande complexidade de organização de suas cores, muitas pessoas acabam desistindo de tentar solucioná-lo. No entanto, muitos sites da WEB já disponibilizam gratuitamente vários métodos de resolução. Basta paciência, dedicação e interesse para desvendar definitivamente o mistério do Cubo Mágico de Rubik.
CURIOSIDADES

O que têm em comum um cubo mágico, a vitamina c e uma esferográfica?
A Hungria, mais precisamente a sua capital, Budapeste, é famosa pela intensa atividade cultural, fruto do enorme investimento estatal nesta área. Húngaros que contribuíram para o progresso da Humanidade: Albert Szentgyörgyi, o descobridor da vitamina "C", László Biró, inventor da esferográfica Bic e Ernõ Rubik, inventor do "cubo mágico".

- O cubo mágico é ao lado do LEGO, o brinquedo mais famoso do mundo.

- Diante da dificuldade em resolver o quebra-cabeça,  uma empresa chegou a comercializar, nos anos 80, um pacote com adesivos coloridos imitando as peças do brinquedo. Assim, qualquer um poderia colá-los convenientemente no objeto e fingir que tinha vencido.

- É um puzzle bastante utilizado para o desenvolvimento do raciocínio e coordenação motora

- O Cubo Mágico tinha 43 quinquilhões, 252 quatrilhões, 3 trilhões, 274 bilhões, 489 milhões e 856 mil combinações diferentes, mas havia gente que conseguia montá-lo em menos de 30 segundos!
Uma menininha de apenas 3 anos de idade (japonesa é claro) conseguiu organizar o cubo todo em surpreendentes 114 Segundos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário