DE VOLTA AOS ANOS 80

sexta-feira, 4 de maio de 2012

OS GATÕES (1979)


Os Gatões (The Dukes of Hazzard) em inglês, foi uma série americana exibida originalmente de 1979 a 1984, mais precisamente em 26 de Janeiro de 1979. Criado por Gy Waldron, era protagonizada por Tom Wopat (Luke Duke) e John Schneider (Bo Duke).
A série se passava no Condado de Hazzard, uma cidadezinha do interior do estado da Geórgia, em que o Tio Jesse (Denver Pyle), tinha um rancho, em que sua principal atividade era a produção e comercialização de uísque clandestino (o famoso "moonshine"). Com a ajuda de seus sobrinhos Bo Duke e seu primo Luke Duke, eles faziam a entrega e a distribuição da bebida, até um dia em que eles foram apanhados pela polícia. 
Como eles eram primários e de bons antecedentes, eles contaram com a ajuda do Tio Jesse, e fizeram um acordo com o governo para impedir que os primos respondessem a um processo, e fossem para a prisão.

O acordo previa que eles não podiam ser novamente apanhados com qualquer prova pelos quais eles foram anteriormente acusados. Ou seja, como eles foram apanhados transportando bebida ilegal, não podiam ser apanhados novamente fabricando e comercializando uísque clandestino. E também não poderiam portar armas de fogo. O desrespeito a qualquer cláusula desse acordo poderia colocar os primos novamente na prisão, e a consequente reabertura do processo contra eles. Como a família Duke esteve sempre ligada à tradição de fabricar uísque clandestino, tanto o Tio Jesse, como os primos Bo e Luke foram obrigados a continuar no negócio que sempre gerou renda para os ancestrais nos últimos 200 anos.

A série pode era marcada pelo carro o General Lee que é Dodge Charger RT 1969 que foi cedido por John Schneider, que interpretava o Bo da série. 
O carro não abria as portas e era obrigado a entrar pela janela ele protagonizava grandes fugas com a polícia pois Luke e Bo eram excelentes pilotos de "fuga", falando sobre eles, são os protagonistas da série, Luke e Bo são primos e podem ser considerados os "Robin Hoods" de Hazzard local onde se passa toda a série. E outra característica de Luke e Bo que eles são bem mulherengos pois como eles dizem "...se mulheres fossem aves sairiamos até com urubus..." .

Falando em Hazzard é aquela cidade clássica do interior americano onde tem um xerife "Rosco Coltrane" corrupto e sempre tenta arrumar um jeito de pegar Luke e Bo mas sempre leva a pior e como não poderia faltar tem aquele todo poderoso chefe da cidade o Chefe Hogg que mandava em Rosco Coltrane porque a gente pode partir do princípio se o Xerife Rosco é o dono do "Condado" o Chefe Hogg era o dono de Rosco e Hogg tinha sempre seus planos prejudicados por Luke e Bo e Hogg sempre tinha um plano sujo para pegar Luke e Bo e ganhar dinheiro fácil sem se importar com nada. Hogg era dono do ninho do Javali que pode ser considerado o lugar mais "ensebado" de Hazzard, pois era frequentado por toda a ellite de Hazzard, era cobrado um dolar pra se entrar seria um tipo de couvert artístico.

O Chefe Hogg sempre comia no Ninho do Javali pois sua esposa Lulu era uma péssima cozinheira e o café da manhã de Hogg era café e figado cru, ainda bem que ele não molha o café. 
Ainda os Dukes de Hazzard nome original e como é conhecido nos EUA não estavam sozinhos eles tinham ajuda de algumas pessoas uma delas era o Tio Jesse que é um senhor aparentemente inofensivo pois ele é um fabricante de bebida ilegal, é um homem muito religioso que é estudado mas xinga quando está irritado, Bo e Luke tomam café com o Tio Jesse somente aos sábados nos outros dias eles tomam café com cerveja na garagem.
Não poderiamos esqeucer de Daisy um outro destaque da série ela é prima de Luke e Bo, pois ela dirige muito bem e atira melhor ainda como diz o narrador na série que ela dirige como Richard Petty e atira como Annie Oakley e sabe todas as letras de Dolly Parton e Daisy trabalha no Ninho do Javali como garçonete e Daisy pode ser considerada uma atração a parte, não somente pelo seus curtissimos shorts e sim como ela tratava os clientes mais abusados pois ela não tem medo de enfrentar ninguém e com seu charme ela sempre ajuda Luke e Bo a atrapalharem os planos de Hogg e Coltrane.

Ainda tem Cooter "Maluco" Davenport que é um dono de um ferro velho de carros que sempre ajuda Luke e Bo principalmente se é pra tramarem alguma coisa contra o Rosco e Hogg, além de contarem com a ajuda dos amigos de Cooter como Dobro Doofacilitaria e muito.lin, e o velho Brodie, em um dos episódios da série eles saem em quatros carros fazendo bagunça na estrada indo atrás de estragarem os planos de Rosco e o detalhe que todos eles tinham rádios amadores e cada um poderia ir pra um canto pra executarem o plano contra Rosco onde facilitaria e muito.
O FILME
Em Setembro de 2005 foi lançado um filme chamado "Os Gatões, Uma Nova Balada", estrelado por Jessica Simpson (Daisy Duke), Johnny Knoxville (Luke Duke) e Seann William Scott (Bo Duke).

FICHA TÉCNICA

Título original: "Os Dukes de Hazzard "
7 temporadas - 1979 -1985, EUA
Elenco:
Tom Wopat - Luke
John Schneider - Bo
Catherine Bach- Daisy
Denver Pyle- Tio Jesse
James Best- Rosco Coltrane
Sorrell Booke- Chefe Hogg
Ben Jones- Cooter Davenport
Waylon Jennings- The Balladeer
Criador : Gy Waldron
Direcao : Rod Amateau
Producao Executiva : Paul R. Picard
Escrito por : Gy Waldron
Produzido por : Warner Bros e Lou-Step 
Emissora : Exibido no Brasil pela Rede Globo e Warner Channel



Nenhum comentário:

Postar um comentário