Curt Smith e Roland Orzabal |
O Tears for Fears foi umas das mais adoradas bandas pop britânicas que fizeram sucesso na década de 80, após a onda new wave. Era formada por Roland Orzabal (vocal/guitarra), além de ser o principal compositor e Curt Smith (vocal/baixo), Ian Stanley (teclados) e Manny Elias (bateria). Oriundos da cidade de Bath, no interior da Inglaterra, antes de formar a banda, Roland Orzabal e Curt Smith fazia parte da banda Graduate, que misturava rock com vários elementos, isso ainda na década de 70. O Tears For Fears se destacou pela versatilidade de temas usados em suas canções, pelo detalhismo e pela vigorosa utilização do sintetizador. Venderam mais de vinte milhões de discos e obtiveram vários discos de ouro e de platina.
The Hurting (1981), pirmeiro álbum |
A banda lançou o primeiro álbum "The Hurting" em 1981, obtendo alguns sucessos na parada inglesa, como Pale Shelter, Mad World (esta alcançou o 3º lugar no reino unido), The Hurting e Change (hit top 40 na Austrália, Canadá, Irlanda, Itália, Holanda e África do Sul). O disco tinha um estilo techno e até mesmo gótico, com letras depressivas refletindo um sofrimento emocional e onde se encontra com mais vigor a teoria do Grito Primal do psicanalista Arthur Janov, que deu origem ao nome da banda. No final de 1983, a banda lançou um single, " The Way You Are ", denominado como um "paliativo" enquanto trabalhava no seu segundo álbum. O single foi um hit Top 30 no Reino Unido, mas não chegou perto de combinar o sucesso dos hits do primeiro álbum, e só entraria no sétimo álbum (uma coletânea de lado B) que veremos mais a frente. Contudo, o álbum de maior sucesso e considerado a obra máxima do grupo é Songs From The Big Chair (1985). O disco viria a vender mais de 10 milhões de cópias, e sucessos como "Everybody Wants to Rule The World" e "Shout" (ambas atingindo o 1º lugar nas paradas americanas) e "Head Over Heels" (3º lugar).
Seeds Of Love (1989) |
O grupo sairia em turnê para só depois de quatro anos lançarem outro álbum, mais pop (e sem a influência psicanalista vista no início) ainda do que os anteriores, chamado Seeds Of Love (1989). Hits como "Sowing the Seeds of Love", "Advice for the Young at Heart" e principalmente a balada "Woman in Chains" (um hit Top 40 no Reino Unido, no Canadá, França , Irlanda, Itália, Holanda, Suécia e os EUA), em que Phil Collins tocava bateria e lançando a cantora Oleta Adams, (antes desconhecida). Este trabalho, considerado por muitos fãs como o melhor, traz elementos de jazz e soul, clara influência de Oleta Adams, sobretudo nas canções "Badman's Song" e "Standing on the Corner of the Third World", encorpando e amadurecendo o bom trabalho feito no álbum anterior (Songs From The Big
Chair).
Chair).
Devido a inúmeras divergências entre Roland e Curt, com relação ao andamento do grupo, e como cada vez Curt participa menos na composição e nos vocais, a dupla se separa e, através de uma decisão judicial, Roland pode seguir com o nome da dupla. Logo após, é lançada a coletânea Tears Roll Down (Greatest Hits 1982-1992).
Com o nome da banda em seu poder, Roland lança o álbum Elemental (1993), que ainda conseguiu relativo sucesso com "Break it Down Again" (Top 20 no Reino Unido, Canadá, França e Itália), e depois seguem-se ainda Raoul and the Kings of Spain (1995), e ainda mantendo o nome Tears for Fears, lança o sétimo álbum Saturnine Martial & Lunatic (1996) sendo este um "B-Side" (uma coletânea de labo B). Curt Smith em carreira solo, lança o fracassado Soul on Board (1993) e o Mayfield (1998).
Com as fracas vendas do último disco, Roland lança em carreira solo o álbum Tomcats Screaming Outside, em 2001.
Depois de quaze 15 anos separados (não gravam juntos desde 1989), Orzabal e Smith anunciam a volta do Tears for Fears e lançam Everybody Loves a Happy Ending (2004) com o single "Closest Thing To Heaven". O clipe promocional para o single foi uma fantasia colorida que contou com atriz Brittany Murphy andando em um balão de ar quente.
Everybody Loves a Happy Ending (2004) |
DISCOGRAFIA
The Hurting (1983)
Songs From The Big Chair (1985)
Seeds Of Love (1989)
Tears Roll Down - Greatest Hits (1992)
Elemental (1993)
Raoul And Kings Of Spain (1995)
Saturnine Martial & Lunatic (1996)
Everybody Loves a Happy Ending (2004)
Secret World - Ao Vivo (2006)
Songs From The Big Chair (1985)
Seeds Of Love (1989)
Tears Roll Down - Greatest Hits (1992)
Elemental (1993)
Raoul And Kings Of Spain (1995)
Saturnine Martial & Lunatic (1996)
Everybody Loves a Happy Ending (2004)
Secret World - Ao Vivo (2006)
Nenhum comentário:
Postar um comentário