DE VOLTA AOS ANOS 80

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

RELÓGIOS ANOS 80

Na saudosa década de 80, existiam alguns modelos de relógios que eram febre principalmnete entre o público jovem, inclusive alguns modelos sendo relançados na moda atual. Neste tópico, mostrarei alguns dos principais modelos.

Relógio Champion – Com o estilo new wave em alta, usava-se e abusava-se das cores, sem a necessidade de se comprar um relógio diferente por dia. Acompanhava o relógio um estojo de 7 pulseiras que permitia mais de 49 combinações. Nas ruas, era natural nos depararmos com as pessoas usando, por exemplo, um relógio Champion vermelho, camiseta verde limão, tênis modelo iate quadriculado... Com o revival dos anos 80 na moda contemporânea, o relógio Champion volta ao mercado para agradar aos saudosistas, com suas pulseiras de plásticos e cores vibrantes para garantir o efeito retrô típico da década de 80. Simultaneamente, as marcas de relógios Cosmos, Grand Prix e Technos lançaram modelos semelhantes ao Champion e até alcançaram algum sucesso, porém a inovação e a criatividades sempre serão associadas ao pioneiro Champion.

Relógio Casio G-Shock – Fazendo jus ao nome, o relógio G-Shock era à prova de choque, quedas e água. Era considerado indestrutível. Muitas pessoas acabaram ficando sem seus relógios, ao testarem a confiabilidade do produto, pois havia muitas falsificações no mercado, importados do Paraguai. O primeiro G-Shock foi lançado em 1983, modelo DW-5000, com design de alta qualidade e múltiplas funcionalidades. Ao lançar o G-Shock, a Casio mudou a atitude das pessoas com relação aos relógios de pulso, que, até então, eram considerados frágeis e tinham que ser manuseados com cautela. A Casio conseguiu vincular a marca ao conceito de poder e espírito radical, como uma empresa que desafiava padrões pré-estabelecidos. Logo que foi lançado, o G-Shock chamou a atenção de skatistas e surfistas. Seu estilo inconfundível, imponente e robusto era um verdadeiro chamariz aos jovens entusiastas de esportes “outdoors”. Muitos jovens da década adotaram o G-Shock para expressar suas personalidades, o que levou o G-Shock a tornar-se rapidamente o primeiro relógio digital a ser usado frequentemente como um estilo pelos jovens.

Relógio Casio Game 10 – Na época onde os videogames começaram a fazer a cabeça da criançada no início da década de 80, entra em cena o relógio Casio Game, com gráficos extremamente arcaicos, mas o que enlouquecia o pessoal do colégio, principalmente na hora do recreio, era a chance de manusea-lo, com seus joguinhos e melodias. Todos queriam a oportunidade de controlar, por exemplo, as naves espaciais presentes no modelo que continha o game “Space Warrior”. Havia também o joguinho da pirâmide. Apesar da diversão garantida, não era tarefa fácil manusear os minúsculos botõezinhos do relógio.


Relógio Calculadora Casiosão verdadeiros clássicos, símbolos da moda nerd. Logo que foram lançados, eram utilizados por estudantes nas salas de aula e, durante as provas, sua utilização não era percebida pelos professores. Essa alegria de se utilizar o relógio calculadora dentro da sala de aula durou pouco. Os professores perceberam a artimanha e o uso de relógios calculadora foi vetado dentro da sala de aula. A Casio, ciente do simbolismo que gira em torno de seu produto, relançou o relógio calculadora recentemente, com novo design, mas com preservação de sua originalidade. A ausência de recursos tecnológicos modernos, como câmera integrada, é o que torna um verdadeiro clássico. Atualmente, o relógio calculadora da Casio apresenta todas as funções de calculadora e possui ainda cronômetro, calendário, 13 idiomas, alarme com função soneca e uma bateria que dura até 10 anos.

Relógio Swatch – quem viveu a adolescência na década de 80 possivelmente possui pelo menos um modelo do relógio Swatch. Agora, se você realmente era uma pessoa descolada, deve ter tido uma dúzia deles e até usado dois ou três modelos simultaneamente. As meninas usavam o Swatch como uma faixa de rabo de cavalo. O modelo Swatch Popular permitia prendê-lo diretamente na roupa. Os relógios Swatch criaram uma tendência na década de 80 com muitos seguidores. A primeira coleção de 12 modelos da Swatch foi lançada em 1983 na Suíça. Os relógios Swatch atingiram o ápice de sua popularidade e sucesso no decorrer da década de 80, quando foram inauguradas várias “Swatch Stores” com o objetivo único de comercializar os modelos da marca. Não era apenas relógio, era uma cultura. Muitas pessoas entusiastas do Swatch nunca deixaram a tendência acabar e costumam pagar altos valores pelos modelos antigos. E continuam usando os relógios Swatch com orgulho e respeito à marca que fez história nos anos 80.

2 comentários:

  1. Denis, realmente as décadas de 70, 80 e 90 foram as melhores. Só retificando, o relogio no seu artigo que está como Game 10 é na verdade o GS 16 (Space Warrior).
    O G10 era de naves e discos voadores com tela na horizontal, o G20 era o mesmo modelo do G10, só que com pulseiras de metal. O G30 era com tela na vertical e o tema do jogo era voce controlando submarinos, para destruir navios na superfície. Já o mais raro e caro de todos, o G40, era o jogo em que um dico voador no alto da tela soltava triângulos e voce controlava 4 homenzinhos na parte de baixo da tela, para juntar os triângulos e formar uma pirâmide.
    Valeu pelo post e abraços...

    ResponderExcluir
  2. eu tinha um casio bussola,uma calculadora pimbal, uma de boxe,
    quanta saudade

    ResponderExcluir