DE VOLTA AOS ANOS 80

sábado, 5 de novembro de 2011

FOOTLOOSE (1984)



Footloose (Footloose, Ritmo Louco em português) é um filme americano de 1984, dirigido por Herbert Ross, estrelado por Kevin Bacon. É um filme que, como Flashdance, empolga com inspiração, números musicais deslumbrantes e uma eletrizante trilha musical. Mostra a eterna luta entre o prazer inocente e a moral rígida, na história de Ren McCormick (Kevin Bacon, rapaz da metrópole que vai para uma conservadora cidadezinha, onde dançar - e também a alegria da juventude - foi proibido. Ren revolta-se, junto com o melhor amigo, Willard (Chris Penn) e Ariel (Lori Singer) a filha do pastor. Com preciosas canções de sucesso, como Footloose de Kenny Loggins, Dancing in the Sheets de Shalamar, Let's Hear Loggins Boy de Deniece Williams, Holding out for a Hero de Bonnie Tyler, e o tema romântico Almost Paradise.

Quem até hoje não balança o esqueleto ao ouvir Footloose de Kenny Loggins? Clássico da década de 80, o filme homônimo é um dos musicais de destaque deste período, assim como Flashdance e Dirty Dancing. Apesar de não ser fã de carteirinha do gênero musical, não se pode negar o sucesso dos também clássicos da Sessão da Tarde, do estilo, talvez fosse moda à época. Footloose, Ritmo Louco, narra a história do jovem Ren McCormick (Kevin Bacon) que acaba de se mudar para uma cidade pequena onde a moral rígida de seus habitantes, chega a ter conotações medievais; já que estipulou-se uma lei, proibindo de dançar. Isto mesmo, dançar! O pastor da cidade, juntamente a uma espécie de conselho de moradores, decidiram que dançar influenciava negativamente os jovens, levando-os a agirem por impulso, feito selvagens e sem senso de responsabilidade. Desta forma, os jovens reprimidos da cidade, ou se entregavam a apatia, ou fugiam para outras localidades, para usufruir do que é inerente à juventude, divertir-se permitindo-se um pouco de irresponsabilidade. Ariel (Lori Singer) a filha do pastor, é o exemplo mór, da jovem reprimida e rebelde que faz de tudo para chamar a atenção do pastor. Incluso relacionar-se com um bad boy e contestar de todas as formas possíveis a rígida moral de seu pai.                                                                  

O interessante é que, contrariamente à ideologia de associar o religioso a um comportamento fanático; o filme mostra que o pastor, incapaz de aceitar a irresponsabilidade de seu filho - que teria bebido muito e após sair de uma festa, topado um racha que causara a morte de ambos os desafiantes, resolvera "transferir a culpa" para a música dançante, em especial o rock, junto à bebida e uso de drogas. Fanatismo se nota muito mais em seus seguidores, que demitiram um professor de Inglês que ousou querer usar como livro didático um livro da lista dos proibidos; e num determinado momento, chegam a fazer uma fogueira em praça pública para queimar livros indigestos... O jovem Ren, erroneamente rotulado de rebelde pela sinopse, rapaz inteligente e oriundo de Chicago, amante de dança, ousa contestar esta moral rígida, e enfrenta "as múmias" da cidade, para organizar uma festa para os formandos do último ano, e para invalidar esta lei esdrúxula. Para alguns pode soar uma temática clichê, mas deve-se levar em consideração a época em que o filme foi feito, e a cabeça dos espectadores do período. 

É uma história leve, legal e uma ótima oportunidade para conferir o início da carreira tanto de Kevin Bacon, quanto da Sarah Jessica Parker, hoje em dia, a famosíssima Carrie de Sex And The City.

CURIOSIDADE

Produzido com apenas oito milhões de dólres, Footloose foi um sucesso comercial, faturando por volta de 80 milhões de dólares nas bilheterias.
Recebeu duas indicações ao Óscar, pelas canções Footloose e Let's Hear It for the Boy, ambas concorrendo na categoria melhor canção original, e uma indicação ao Globo de Ouro, pela canção Footloose.

ELENCO

Kevin Bacon - Ren McCormick
Lori Singer - Ariel Moore
John Lithgow - Shaw Moore
Dianne Wiest - Vi Moore
Chris Penn - Willard
Sarah Jessica Parker - Rusty
Lee McCain - Ethel McCormick
Jim Youngs - Chuck Cranston
Elizabeth Gorcey - Wendy Jo
John Laughlin - Woody
Timothy Scott - Andy Beamis
Arthur Rosenberg - Wes
Lynne Marta - Lulu
Douglas Dirkson - Burlington Cranston

3 comentários:

  1. Queria saber qual e o ritmo desse filme se e: discoteca, valsa, lambada e etc

    ResponderExcluir
  2. Queria saber qual e o ritmo desse filme se e: discoteca, valsa, lambada e etc

    ResponderExcluir