DE VOLTA AOS ANOS 80

sábado, 25 de junho de 2011

MULHER NOTA 1000 (1985)


Mulher nota 1000 (Weird Science em inglês) é um filme norte-americano de 1985, do gênero comédia, dirigido por John Hughes, e com trilha sonora do grupo Oingo Boingo.

O FILME

Gary e Wyatt são dois típicos nerds. E querem o que todo menino de 16 anos quer: amigos, popularidade, ir bem na escola. Ahn... nada disso. Eles querem mesmo é conhecer garotas. Mas, como bons nerds, não são muito bons nisso (afinal, não é desses sujeitos tímidos e desajeitados que todas as comédias românticas de adolescentes são feitas? O que seria da gente sem eles?).
Um dia, vendo um filme de “Frankestein”, eles têm a mirabolante idéia: já que não conseguimos sozinhos, porque não criar uma personal-mulher-perfeita???


Para isso, eles usam vários recortes de revista de mulher pelada e fotos que encontram em sites na internet pré-histórica que já existia na época. Eles colocam os dados no computador de Wyatt (um Memotech MTX512), e... a geringonça (hoje seria peça de museu!) começa a fazer uns barulhos estranhos, parece que sofre um curto-circuito. De repente, a porta do banheiro começa a tremer e explode. Através de uma fumaça iluminada de rosa, eles vêem... Kelly LeBrock (Lisa, no filme). Eles conseguiram!
E a mulher nota 1000 é muito mais do que o que eles esperavam: além de lindona (bocão, pernão, peitos e... ahn, um cabelo gigantesco devia ser bonito na época), ela é esperta e muito bacana. Logo consegue transformar os garotos em super-populares e os ajuda a conquistar as garotas de seus sonhos. 
Lisa consegue até dar um jeito no irmão mala de Wyatt, Chet. Como os irmãos mais velhos de filme, ele é fortão e adora deixar a vida dos outros um inferno. Mas nada em que Lisa não possa dar um jeito, é claro. Depois de resolver os problemas dos garotos e depois de metê-los em um monte de confusões, Lisa vai embora, em seu carro vermelho.
E... Kelly vai embora, mesmo. Depois de deixar jovens e marmanjos babando em Mulher Nota 1000 e A Dama de Vermelho, a atriz virou um símbolo sexual dos anos 80, e sumiu das telonas. Deve ter voltado para o seu planeta.

O filme é mais um da produção de John Hughes, o mestre dos filmes para adolescente dos anos 80 (onde você já viu esse nome? Em Curtindo a Vida Adoidado, Garota de Rosa Choque, Clube dos Cinco). Os filmes de Hughes costumam ter vários elementos em comum: a cidade de Shermer, Illinois é palco para grande parte das histórias. A escola secundária “Shermer High School”, em que estudam Gary e Wyatt, é a mesma de “Clube dos Cinco”.  
Aliás, falando em nomes, o nome da personagem de Kelly, Lisa, foi inspirado no primeiro computador pessoal com interface gráfica da Apple, o Apple Lisa.
O filme mais tarde viraria série de TV, de 1994 a 1997. Mas não com o mesmo sucesso. O filme ainda não saiu em DVD por aqui, mas você pode encontrá-lo em VHS – nas versões mais antigas da fita, a sinopse do lado de trás conta até o final do filme, pode? Coisas da CIC Video.

CURIOSIDADES

 - LeBrock, uma modelo de sucesso, havia se tornado muito conhecida após sua participação no filme A dama de vermelho, com Gene Wilder.
 - O filme segue a fórmula consagrada de comédia adolescente norte-americana dos anos 80, especialidade do diretor John Hughes. A trama é centrada nos conflitos de jovens deslocados do ambiente escolar. Curiosamente, mesmo após criarem a mulher perfeita, Gary e Wallace continuam atrás das garotas da escola que os desprezam.
 - O filme deu origem a uma série de televisão, que foi ao ar entre 1994 e 1997.
 - O ator Steve James, famoso pelos filmes O Guerreiro Americano e Comando Delta, aparece uma pequena ponta na cena em que Lisa (Kelly LeBrock), Gary (Anthony Michael Hall) e Wyatt (Ilan Mitchell-Smith) aparecem conversão com um grupo de caras bem mais velhos que os garotos que criaram Lisa.

FICHA TÉCNICA

Nome do Filme: Mulher Nota 1000
Título original: "Weird Science"
Pais: Estados Unidos
Ano: 1985
Duração:94 minutos.
Série: "Weird Science" exibida nos EUA entre 1994 e 1997.


ELENCO

Anthony Michael Hall - Gary Wallace
Kelly LeBrock - Lisa
Ilan Mitchell-Smith - Wyatt Donnelly
Bill Paxton - Chet Donnelly
Suzanne Snyder - Deb
Judie Haronson - Hilly
Robert Downey Jr. - Ian
Robert Rusler - Max
John Hughes - Direção e roteiro


TRILHA SONORA

Weird Science (Oingo Boingo)
Turn it on (Kim Wilde)
Tubular Bells (Mike Oldfield)
Tesla Girls (OMD)
Wanted Man (Ratt)
Don´t Worry Baby (Los Lobos)
Method to My Madness (Lords of the New Church)
Eighties (Killing Joke)
Why Don´t Pretty Girls Look at Me (Wild man 
 form Wonga)                                         Tenderness (General Public)

Nenhum comentário:

Postar um comentário