DE VOLTA AOS ANOS 80

quinta-feira, 10 de março de 2011

PLAYMOBIL


PLAYMOBIL é um brinquedo fantástico, e quem teve a oportunidade de brincar com ele sabe disso. Por isso é uma pena que seja difícil de se encontrar aqui no Brasil, e quando encontramos o preço é altíssimo.
Segundo o site, não oficial, Mundo PLAYMOBIL o brinquedo foi criado por Hans Beck, o chefe do Departamento de Desenvolvimento da Geobra Brandstätter, e começou a ser vendido em 1974 depois de três anos de pesquisas com desenhos de crianças, da onde veio a cabeça grande, em relação ao corpo e os rostos pintados só com dois olhos e uma boca sorrindo.


A linha de brinquedos PLAYMOBIL surgiu como resposta à primeira crise do petróleo nos anos 70. A companhia alemã Geobra Brandstätter fundada em 1876, fabricava produtos metálicos e posteriormente sintéticos como cofrinhos de poupança, telefones e pneus. Nos anos 50 ampliou os negócios para o setor de brinquedos e no começo dos anos 70 a alta do preço da matéria-prima (o petróleo) para seus tratores de plástico a obrigaram a buscar uma alternativa. E assim nasceu o playmobil. Ao todo já foram fabricados 1,7 bilhão de bonequinhos PLAYMOBIL.
No Brasil o PLAYMOBIL chegou em 1976 e foi fabricado pela Trol até o fechamento em 91, quando passou a ser fabricado pela Estrela até 1999. Depois sumiu!


Na família PLAYMOBIL, podemos encontrar brancos, negros e índios, xerifes, bandidos, caubóis e a cavalaria americana, reis, princesas e cavaleiros medievais. Também tem: jardineiros e operários da construção civil, pilotos de aviões e carros de corrida, sem esquecer os médicos, bombeiros e policiais.
Os animais estão representados, entre outros, na fazenda, zoológico e aventura na selva. São vários veículos, e espaçonaves intergalácticas e até uma ferrovia completa com controle remoto. Além de avião, barco pirata, castelo e povoado viking, agora também tem casa completa, palácio e supermercado.
Entre as novidades estão uma linha para crianças menores de quatro anos, sem peças pequenas, com pés e mãos fixos (como eram os originais) e mais figuras com motivos femininos a fim de atrair as meninas. O ideal era ter a linha completa, que saudades da Trol.


CURIOSIDADES

Consiste de pequenos bonecos, de três polegadas ou 7,5 cm de altura, com mãos em forma de U, que movem os braços e as pernas (as duas em conjunto), cabelo destacável da cabeça e um sorriso no rosto.
Há duas versões para as mãos: nos antigos elas são fixas e da cor do corpo (exceto em alguns modelos especiais); nos modelos atuais é possível rotacioná-las e são da cor do rosto.
Quanto ao rosto, nos modelos antigos, olhos e boca são feitos através de pinturas feitas sobre marcações em baixo relevo; nos modelos atuais, a boca e os olhos são injetados no plástico, ficando, por dentro da cabeça uma marca do processo.
Os kits possuem diversos temas, como polícia, naves espaciais, Forte Apache, Velho Oeste e barcos; em cada um, os bonecos têm acessórios correspondentes ao tema: pistolas, espingardas, copos, etc.
Atualmente, o brinquedo voltou ao país a partir de 2005, através da importação diretamente da Alemanha feita pela Sunny Brinquedos.

Um comentário:

  1. kkkkkkkkkkk
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    A última foto
    com aquela casa verde....
    kkkkkkkkkkkkkkk
    Tinha aquela casa, e mais umas 05, fora o forte, e outros....
    Minha infância foi Playmobil, Falcon e carrinhas Matchbox...
    rsrsrsrsrs
    Bons tempos....


    Hoje é PC, Nintendo, e drogas...
    época de merda....

    ResponderExcluir