DE VOLTA AOS ANOS 80

sábado, 19 de fevereiro de 2011

AMORES ELETRÔNICOS (1984)

Amores eletrônicos (Electric Dreams) é um de filme 1984, gravado em São Francisco (Califórnia) e que apresenta um triângulo amoroso entre Miles (Lenny Von Dohlen), Madeline (Virginia Madsen), e o computador Edgar (Bud Cort[voz]); sob a direção de Steve Barron.
O filme conta a história de Miles Harding, um arquiteto que pretende criar um tijolo em formato de quebra-cabeça e que pode resistir a terremotos. Buscando um modo de ser organizado, ele compra um computador (feita pela fictícia Companhia de Computadores Pinecone) para ajudá-lo a desenvolver as suas idéias. Embora inicialmente ele não saiba mexer no computador, ele até será capaz de fazer funcionar corretamente, aí ele compra outros aparelhos extras como: computadores para controlar aparelhos de casa como o liquidificador, um sintetizador de discurso e um microfone. O computador se dirige a Miles como "Moles", porque Miles digitou o seu nome errado durante a processo inicial.
Quando Miles tenta transferir os dados de um computador central no trabalho, o computador começa a superaquecer. Em um estado de pânico, Miles joga champanhe em cima do computador, mas em vez de destruí-lo, isto tem o efeito de trazer o computador а vida.

O resto do filme retrata o triângulo amoroso entre Miles, o seu computador (que diz se chamar "Edgar" no fim do filme), e a vizinha de Miles, uma violoncelista que se chama Madeline, por quem Edgar se apaixona, paixão também de seu dono, mas o computador se torna sensível, mostrando que até as máquinas tem sentimentos. E o computador passa a compor a música de amor (na realidade a Love is Love do Culture Club) que seu dono "Moles" dedicará а amada.
Só que quando Edgar percebe que Miles é quem recebe como recompensa um beijo de Madeline, pela música que ele criou, ele começa a invadir os assuntos pessoais de Miles e que levam a várias invasões na sua vida longe de casa, tanto que Miles começa a ter seus cartões cancelados, por que Edgar avisa а polícia que seu dono o maltrata e a polícia coloca um anúncio de que Miles é perigoso.
Conseqüentemente, Edgar aceita o amor entre Madeline e Miles, e parece suicidar-se enviando uma grande corrente elétrica pelo seu modulador, ao redor do mundo, e de volta a si. É revelado no final que Edgar se transfere mesmo longe do seu "corpo" de computador em sistemas eletrônicos no mundo.
TRILHA SONORA

A trilha sonora conta com músicas do Culture Club, Heaven 17 e Human League. O filme está entre a geração que explorou a conexão comercial entre um filme e a sua trilha sonora. A trilha sonora de Amores Eletrônicos foi relançada em CD em 1998.

CURIOSIDADES

- O VHS deste filme é raro. Foi lançado em 1984 e novamente em 1991, mas não foi fabricado desde meados de 1990. A Warner Bros lançou uma versão em VCD na Cingapura em 2001, mas também é muito difícil de encontrar. 
- A trilha sonora conta com músicas do Culture Club, Heaven 17 e Human League. O filme está entre a geração que explorou a conexão comercial entre um filme e a sua trilha sonora. A trilha sonora de Amores Eletrônicos foi relanзada em CD em 1998.

- O VHS deste filme é raro. Foi lançado em 1984 e novamente em 1991, mas não foi fabricado desde meados de 1990. A Warner Bros lançou uma versão em VCD na Cingapura em 2001, mas também é muito difícil de encontrar. 
 - A música "Love is love" do Culture Club foi lançado como um single em muitos países (exceto Reino Unido e os EUA). Ela foi Top 3 no Canadá e Japão. Ela foi também um sucesso na Alemanha, França e Brasil.
- Como muitos computadores temas de filmes dos anos 80, o filme mostrou computadores com mais capacidades do que PCs típicos disponíveis ao consumidor. Ele também mostrou alguns aparelhos que não tinham sido inventados naquele tempo ou estavam ainda em desenvolvimento e não disponíveis ao grande público, como o reconhecimento de voz, a segurança de casa, desenhos 3D e alta resolução em cores gráficas.
 - Na versão alemã do filme "Edgar" foi dublado por Stephan Remmler (vocalista do Grupo Alemão Trio).
- Numa outra tentantiva para criar a canção de amor Edgar usou como base um jingle invertido da Pepsi.
- A cena da sala de concerto, apresentando o pager de Miles tocando toques musicais prenunciou o aborrecimento comum que muitas pessoas agora sentem em relação аs distrações causadas por ringtones de telefones celulares.

FICHA TÉCNICA

Filme: Amores Eletrônicos
Título original: "Eletric Dreams"
EUA, 1984, 97 minutos.
Lenny von Dohlen - Lenny von Dohlen
Virginia Madsen - Madeline Robistat
Madeline Robistat - Madeline Robistat
Bud Cort - Edgar
Don Fellows - Don Fellows
Alan Polonsky - Frank, Co-Worker
Wendy Miller - Computer Clerk
Harry Rabinowitz - Conductor
Miriam Margolyes - Ticket Girl
Holly De Jong - Ryley's Receptionist
Direção: Steve Barron
Produção: Basil Rayburn, Craig Pinkard
Roteiro: Rusty Lemorade
Trilha Sonora: Giorgio Moroder
Figurino: Ruth Myers
Edicão: Peter Honess
Direcão de Fotografia: Alex Thomson
Desenho de Producão: Richard Macdonald
Distribuidora: Warner Bros
Genêro: Comedia Romantica

Nenhum comentário:

Postar um comentário