DE VOLTA AOS ANOS 80

sábado, 8 de janeiro de 2011

CHIPS (1977)

O seriado Chips foi ao ar em 15 de setembro de 1977, na Tv americana ABC. Produzida por Rick Rosner, a primeira temporada do programa contou com 22 episódios que foram exibidos até 1° de abril de 1978. Ao todo foram seis temporadas até que o último episódio foi ao ar em 1° de maio de 1983.
Geralmente os episódios tinham dois assuntos paralelos. Um crime (que raramente envolvia qualquer tipo de violência extrema) e uma tolice. A tolice costumava chamar mais atenção que o crime. Afinal já sabíamos quem era o bandido e que ele iria ser preso. Mas queríamos saber como John ia esconder um cachorro  em seu apartamento ou como Ponch iria se sair cantando Celebrate Good Times numa discoteca, ou qual peça iriam pregar no Sargento Getraer.  Sempre era divertido ver as briguinhas bobas de Ponch e John.

A HISTORIA

Frank Poncherello (mais conhecido como Ponch) e John Baker eram patrulheiros da Califórnia Highway Patrol, e pilotando suas motos  kawasaki enfrentavam situações perigosas na rodovia Golden State's. Parceiros em seu trabalho, eles tinham que admistrar as diferenças de personalidade de ambos, enquanto Poncherello era um explosivo e inconsequente policial, seu parceiro Baker, era mais ponderado e sempre questionava o jeitão livre de Ponch.
Os dois eram comandados pelo Sargento Joseph Getraer, que vivia exigindo de seus comandados, uma postura integra e honesta nas rodovias. Getraer comandava com firmeza Ponch, John, além de outros companheiros da mesma categoria, como a policial Bonnie Clark (Randi Oaks), o policial Barry Baricza (Brodie Greer), o policial Gene Fritz (Lew Saunders) e muitos outros.

NO BRASIL

O seriado figurou entre os 20 programas mais assistidos nos Estados Unidos e se transformou numa verdadeira febre no Brasil também. Na época de sua exibição, o programa gerou uma série de brinquedos, que iam de miniaturas a roupas completas. A empresa de brinquedos Glasslite lançou uma série completa de brinquedos relacionados com o programa.
Wilcox chegou a gravar um comercial no Brasil aproveitando a fama de seu personagem. A integridade, honestidade, altruísmo e bom humor dos policiais da série serviram também para mudar a imagem dos policias de verdade, tanto nos Estados Unidos quanto aqui no Brasil.  Chips estreou no Brasil em 1977 na Rede Tupi, onde ficou até 1980 quando a emissora fechou. Em junho do mesmo ano passou a ser exibida pela Rede Record até o fim do ano de 1983. Entre 1984 e 1988  a série esteve na Bandeirantes e em seguida foi mostrada na extinta Rede Manchete de 1988 até 1993. Desde 2005 passou a ser exibida pelo TCM, emissora por assinatura.

CURIOSIDADES

O seriado figurou entre os programas mais assistidos nos Estados Unidos e se transformou numa verdadeira febre no Brasil. Na época o programa gerou uma série de brinquedos incluvive de fabricantes como a Estrela. A mistura de policiais bonitões mais a ação envolvendo acidentes e perseguições espetaculares agradava o público jovem.
- A boa conduta, presteza e bom humor dos policiais serviram também para mudar a imagem dos policias de verdade nos Estados Unidos.
- Eric Estrada sofreu um grave acidente de motocicleta durante a série, ficando cinco dias em coma e quase morreu. Este acidente trouxe ainda mais espectadores para série, pois todos queriam ver quem era o ator que tinha sofrido um grave acidente.
- Quinze anos depois do fim da série, os fãs saudosistas puderam se deliciar com uma nova versão do Chips, com praticamente todo o elenco original, num telefilme produzido pela TNT.
- Em 1981 aproveitando a febre foi lançado pela Ideal Toy Company of Canada o jogo do "CHIPS".

 ELENCO

Erik Estrada - Poncherello
Larry Wilcox - John Baker
Robert Pine - Joseph Getraer
Paul Linke - Arthur Grossman
Michael Dorn - Jebediah Turner
Tina Gayle - Kathy Linahan
Clarence Gilyard Jr. - Ben Webster
Brodie Greer - Barry Baricza
Bruce Jenner - Steve McLeish
Brianne Leary - Sindy Cahill
Randi Oakes - Bonnie Clark
Bruce Penhall - Bruce Nelson
Tom Reilly - Bobby Nelson
Lew Saunders - Gene Fritz
Lou Wagner - Harlan Arliss




Um comentário:

  1. A série que marcou minha infância! Até hoje sou fã e colecionador!!! Parabéns pelo texto!!!

    ResponderExcluir