A Corrida Maluca (Wacky Races em inglês) foi talvez um dos desenhos mais superpopulosos da época. Cadê o protagonista? Eram muitos! Ao todo, 23 competidores - entre homens, bichos e alguns seres esquisitos - espalhados por 11 carros, que corriam por vários cenários dos Estados Unidos. Mas é claro que alguns faziam mais sucesso que os outros, e é provavelmente é deles que você se lembra quando pensa no desenho: a Penélope Charmosa, o Dick Vigarista, a Quadrilha da Morte e... Mutley, é claro (calma, calma, justiça será feita: eu ainda falo de todos, igualmente. Veja aqui).
O enredo do desenho era quase sempre o mesmo: ver quem chega primeiro à linha de chegada. E praticamente não havia regra nenhuma. Um carro comum podia correr ao lado de um avião e Dick Vigarista ficava livre para fazer o que bem entendesse para atrapalhar os adversários: preguinhos, óleo e engenhocas destruidoras. Mas é claaaro que ele nunca se dava bem no final. E além de não ter vencido sequer uma corrida em 34 episódios, ele ainda tinha que aturar a risadinha sarcástica de seu cão-cúmplice.
A série fez sucesso no mundo todo, mas por aqui a empolgação foi tanta que A Corrida Maluca foi um dos poucos desenhos a ser exibido em todos os canais e TV aberta - do Bozo ao Capitão Aza, na tv Tupi. E a Hanna Barbera, que não é boba nem nada, logo criou vários "filhotes" do desenho: "Dick Vigarista e Mutley em Máquina Voadoras" (1968), "Os Apuros de Penélope Charmosa" (1969) e "Corrida Espacial".
A inspiração veio dos grandes filmes de corrida da época, como "Monte Carlo or Bust" (1969), "Esses Homens Maravilhosos com Suas Máquinas Voadoras" (1968) e "A Corrida do Século" ("The Great Race", de 1965). No último, dá até para identificar a origem da Penélope Charmosa, na personagem de Natalie Wood. O personagem de Tony Curtis, par romântico da mocinha, é a cara (ou pelo menos tem o mesmo jeitinho) do Peter Perfeito, o único competidor que realmente tinha um carro de corrida.
PERSONAGENS
Carro 00 - Dick Vigarista e Mutley (Dick Dastardly)
Se não eram os principais, pelo menos eram os personagens mais divertidos do desenho. Pilotando a Máquina do Mal, o plano dos dois vilões é vencer destruindo os outros competidores. Mas... o crime não compensa: o carro 00 nunca ganhou uma corrida. "Raios! Raios Duplos!" Os dois vilões fizeram tanto sucesso que mais tarde ganharam o próprio desenho: "Dick Vigarista e Mutley em Máquina Voadoras" (1968).
Se não eram os principais, pelo menos eram os personagens mais divertidos do desenho. Pilotando a Máquina do Mal, o plano dos dois vilões é vencer destruindo os outros competidores. Mas... o crime não compensa: o carro 00 nunca ganhou uma corrida. "Raios! Raios Duplos!" Os dois vilões fizeram tanto sucesso que mais tarde ganharam o próprio desenho: "Dick Vigarista e Mutley em Máquina Voadoras" (1968).
Carro 1 - Irmãos Rocha
Pilotando um carro pré-histórico que parece saído dos Flintstones (ou que os teria inspirado), esses dois homens das cavernas passam o tempo todo se batendo com as toras. Diz a lenda que eles são parentes do Capitão Caverna. E macacos me mordam, se não forem!
Carro 3 - Professor Aéreo (ou Pat Pending) - É um carro? Um avião? Um barco? O veículo do professor Pat Pending (um daqueles cientistas malucos, cujo nome que parece uma brincadeira com "Patente pendente") é uma engenhoca que se adapta a qualquer tipo de terreno.
Carro 4 - Barão Vermelho - Inspirado no piloto alemão da Segunda Guerra, o Barão Vermelho pilota um avião sobre rodas.
Carro 5 - Penélope Charmosa - Como a única mulher do desenho, ela faz jus ao nome (que em inglês é Penelope Pitstop). Delicada, cor-de-rosa e sempre arrumadinha (até o carro usa maquiagem!), a Penélope arranca suspiros de Peter Perfeito, o galã da corrida. Para nunca perder o charme, o carro (em inglês, Compact Pussycat) está muito bem equipado, com um secador de cabelo, spray de perfume e pó de arroz. Mais tarde, ela ganhou um desenho próprio: em "Os Apuros de Penélope", ela se vê às voltas com Tião Gavião, um caçador de recompensas de olho em sua fortuna. Para salvá-la em cada episódio, também foram importados da "Corrida" os sete baixinhos da Quadrilha da Morte.
Carro 6 - Carro-Tanque - Sim, é um tanque de guerra! Pilotado pelo sargento Bombada e seu soldado, eles passam por cima de qualquer obstáculo. Ou usam o canhão para destrui-lo.
Carro 7 - Quadrilha da Morte - A Quadrilha é formada por sete mini-gângsteres, que pilotam um carro dos anos 20. Eles lembram os sete anões: Clyde (o líder), tudo juntos, e até sentam todos juntos no banco da frente do furgão quando é para arquitetar um plano. Dum Dum (o bobo), Pockets (que carrega as bugigangas), Zippy (o super-rápido), Snoozy (o soneca), Softy (o chorão) e Yak Yak (o nervoso).
Carro 8 - O Caipira Luke (ou Tomás) - Luke, um caipira tranquilo, e Chorão, um urso medroso, parecem personagens da família Buscapé.
Carro 9 - Peter Perfeito - Peter, como você já deve saber a essa altura do texto, é o galã da corrida. Com seu carrão e o visual impecável, ele está sempre tentando impressionar a Penélope.
Carro 10 - Rufus Lenhador - Rufus é um lenhador-montanha de músculos. Junto do castor Dentes de Serra (que tem cara de nerd), pilota o serromóvel, um carro com rodas de serra que passa por cima de qualquer coisa.
FICHA TÉCNICA
Título original: "Wacky Races" - Estados Unidos, 1968.
Série de animação produzida pela Hanna Barbera Studios de 1968 a 1970
- 34 Episódios
- 34 Episódios
Criadores: Jerry Eisenberg e Iwao Takamoto
Ainda passa: Boomerang (Cartoon Network)
Ainda passa: Boomerang (Cartoon Network)