DE VOLTA AOS ANOS 80

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

TEARS FOR FEARS


Curt Smith e Roland Orzabal
O Tears for Fears foi umas das mais adoradas bandas pop britânicas que fizeram sucesso na década de 80, após a onda new wave. Era formada por Roland Orzabal (vocal/guitarra), além de ser o principal compositor e Curt Smith (vocal/baixo), Ian Stanley (teclados) e Manny Elias (bateria). Oriundos da cidade de Bath, no interior da Inglaterra, antes de formar a banda, Roland Orzabal e Curt Smith fazia parte da banda Graduate, que misturava rock com vários elementos, isso ainda na década de 70. O Tears For Fears  se destacou pela versatilidade de temas usados em suas canções, pelo detalhismo e pela vigorosa utilização do sintetizador. Venderam mais de vinte milhões de discos e obtiveram vários discos de ouro e de platina. 
The Hurting (1981), pirmeiro álbum
A banda lançou o primeiro álbum "The Hurting" em 1981, obtendo alguns sucessos na parada inglesa, como Pale Shelter, Mad World (esta alcançou o 3º lugar no reino unido), The Hurting e Change (hit top 40 na Austrália, Canadá, Irlanda, Itália, Holanda e África do Sul). O disco tinha um estilo techno e até mesmo gótico, com letras depressivas refletindo um sofrimento emocional e onde se encontra com mais vigor a teoria do Grito Primal do psicanalista Arthur Janov, que deu origem ao nome da banda. No final de 1983, a banda lançou um single, " The Way You Are ", denominado como um "paliativo" enquanto trabalhava no seu segundo álbum. O single foi um hit Top 30 no Reino Unido, mas não chegou perto de combinar o sucesso dos hits do primeiro álbum, e só entraria no sétimo álbum (uma coletânea de lado B) que veremos mais a frente. Contudo, o álbum de maior sucesso e considerado a obra máxima do grupo é Songs From The Big Chair (1985). O disco viria a vender mais de 10 milhões de cópias, e sucessos como "Everybody Wants to Rule The World" e "Shout" (ambas atingindo o 1º lugar nas paradas americanas) e "Head Over Heels" (3º lugar).

Seeds Of Love (1989)
O grupo sairia em turnê para só depois de quatro anos lançarem outro álbum, mais pop (e sem a influência psicanalista vista no início) ainda do que os anteriores, chamado Seeds Of Love (1989). Hits como "Sowing the Seeds of Love", "Advice for the Young at Heart" e principalmente a balada "Woman in Chains" (um hit Top 40 no Reino Unido, no Canadá, França , Irlanda, Itália, Holanda, Suécia e os EUA), em que Phil Collins tocava bateria e lançando a cantora Oleta Adams, (antes desconhecida). Este trabalho, considerado por muitos fãs como o melhor, traz elementos de jazz e soul, clara influência de Oleta Adams, sobretudo nas canções "Badman's Song" e "Standing on the Corner of the Third World", encorpando e amadurecendo o bom trabalho feito no álbum anterior (Songs From The Big
Chair).
Coletânea Tears Roll Down (1992)
Devido a inúmeras  divergências  entre Roland e Curt, com relação ao andamento do grupo, e como cada vez Curt participa menos na composição e nos vocais, a dupla se separa e, através de uma decisão judicial, Roland pode seguir com o nome da dupla. Logo após, é lançada a coletânea Tears Roll Down (Greatest Hits 1982-1992).
Com o nome da banda em seu poder, Roland lança o álbum Elemental (1993), que ainda conseguiu relativo sucesso com "Break it Down Again" (Top 20 no Reino Unido, Canadá, França e Itália), e depois seguem-se ainda Raoul and the Kings of Spain (1995), e ainda mantendo o nome Tears for Fears, lança o sétimo álbum Saturnine Martial & Lunatic (1996) sendo este um "B-Side" (uma coletânea de labo B). Curt Smith em carreira solo, lança o fracassado Soul on Board (1993) e o Mayfield (1998).
Com as fracas vendas do último disco, Roland lança em carreira solo o álbum Tomcats Screaming Outside, em 2001.

Everybody Loves a Happy Ending (2004)
Depois de quaze 15 anos separados (não gravam juntos desde 1989), Orzabal e Smith anunciam a volta do Tears for Fears e lançam Everybody Loves a Happy Ending (2004) com o single "Closest Thing To Heaven". O clipe promocional para o single foi uma fantasia colorida que contou com atriz Brittany Murphy andando em um balão de ar quente.
                                                                    DISCOGRAFIA

The Hurting (1983)
Songs From The Big Chair (1985)
Seeds Of Love (1989)
Tears Roll Down - Greatest Hits (1992)
Elemental (1993)
Raoul And Kings Of Spain (1995)
Saturnine Martial & Lunatic (1996)
Everybody Loves a Happy Ending (2004)
Secret World - Ao Vivo (2006)



Nenhum comentário:

Postar um comentário